Como expandir o HD de uma maquina virtual pelo terminal

Atenção: É preciso instalar o Submenu "Abrir num terminal", se você ainda não instalou, clique aqui, é bem rápido.

Uso Ubuntu diaramente, porém precisei de instalar o VirtualBox para criar uma máquina virtual com Windows, para usar o Visual Studio C#, como exige a faculdade.
Quando criei havia deixado um espaço pequeno de 29 Gigas, e no fim não consegui completar a instalação de alguns componentes, como o Xamarin. Então resolvi expandir para 80 Gigas. Procurei vários tutoriais, nenhum dava certo, então resolvi adaptar o código... e deu!

Vamos começar!

Primeiro abra o VirtualBox, clique com o botão direito sobre a maquina virtual que você precisa expandir (mas não a inicie!), e clique em "Exibir no Gerenciador de Arquivos".
Ok! Se tudo deu certo até aqui, você está dentro de uma pasta com os arquivos da sua maquina virtual, algo parecido com isso(em vez de "Win" deve aparecer o nome da sua maquina virtual):
Agora, clique com o botão direito dentro da pasta e escolha a opção "Abrir num terminal" (Se a opção não aparecer clique aqui).
Observe que um terminal foi aberto, e ele já está dentro da pasta (No seu o caminho vai estar diferente, mas isso é normal):


Agora vem a parte onde aumentamos o tamanho da maquina virtual:
No terminal cole (mas não aperte enter!):
VBoxManage modifyhd "Win.vdi" --resize 81920
Essa parte dentro das aspas é o nome da sua maquina virtual, vai ficar assim: NomeDaMaquinaVirtual.vdi
A parte final, onde tem 81920 é o tamanho em MegaBytes que a maquina virtual vai ter, nesse caso eu falei que quero ter 80 Gigas, mas se você quiser um tamanho diferente, basta multiplicar o tamanho em Gigas que você quer por 1024, por exemplo: 80 * 1024 = 81920
agora que você já trocou o texto dentro das aspas pelo nome da sua maquina virtual e colocou o tamanho, basta clicar em enter e esperar.
Ao final, você vai receber uma imagem parecida com essa:
 
Pronto! O tamanho da sua maquina já foi alterada. Agora basta você configurar o tamanho da partição dentro da maquina virtual (Clique aqui e saiba aumentar a partição dentro de uma maquina virtual com Windows). 

HOT NA SEMANA

C, Ordenar um Vetor em Ordem Crescente

CSS, Efeito clarear e escurecer em CSS

C, Programa Números em Ordem Crescente

C++, Tabuada com código super simples







© Copyright 2017 - INFORMATICODE, todos os direitos reservados.