Terminal Linux/Ubuntu, Instalando e removendo programas via terminal Ubuntu



Para instalarmos um pacote (programa) em qualquer distribuição Linux, nós temos que se esforçar um pouco mais do que no Windows. Ao invés de só clicar duas vezes, dar um seguinte, seguinte … concluir, nós temos que dar alguns
comandos como super usuário através do terminal (shell), e acredite, isso já foi bem pior, houve um tempo em que tínhamos que instalar dependências de pacotes na mão, isso não tornava a tarefa mais difícil, apenas ficava mais demorado, já hoje em dia existem bons gerenciadores de pacotes que conseguem instalar todas essas dependências automaticamente, durante a instalação do pacote e algumas distribuições Linux até possuem gerenciadores de pacotes com interface gráfica, aonde o processo de instalação é bem parecido com o do Windows (seguinte, seguinte … concluir), um bom exemplo é o Ubuntu.
Nesse tutorial eu vou mostrar como instalar pacotes no Ubuntu utilizando o gerenciador de pacotes apt-get via terminal.
O apt-get é um gerenciador de pacotes para distribuições Linux baseadas em Debian (Ubuntu, BackTrack, Satux, BlackBuntu …), ele pode ser utilizado tanto através do terminal quanto através da interface gráfica (Synaptic e Adept Package Manager), que serão abordadas em outros tutoriais.
Bom, vamos então a instalação, antes de tudo é importante saber, que todos os comandos deverão ser dados como super usuário (root), para isso utilizaremos o comando sudo , caso você não saiba o que é um super usuário, de uma olhada nessa vídeo aula: http://www.mundodoshackers.com.br/curso-de-linux-aula-5-apresentacao-e-primeiras-configuracoes  ou nesse tutorial: http://www.mundodoshackers.com.br/linux-como-mudar-ou-criar-uma-senha-para-o-usuario-root  .
1- Primeiramente abra o terminal. Antes de instalarmos um novo pacote, nós devemos sempre atualizar o repositório de pacotes, para que seja instalado as versões mais atuais dos pacotes, para isso utilizamos o comando: sudo apt-get update
Ao dar o comando acima, será pedido uma senha, essa senha é a do seu usuário.


2- Com o repositório atualizado podemos instalar o novo pacote, o comando é o: sudo apt-get install nome_do_pacote  . No meu caso, estou instalando o GIMP que é um editor de imagem muito bom para Linux, é tipo o equivalente ao PhotoShop para Linux :D. Sendo assim o meu comando fica:
sudo apt-get install gimp
Logo no inicio da instalação, será perguntado, se você quer realmente instalar o pacote, basta apertar a tecla “S” e depois dar um enter.
Se aparecer mais alguma mensagem, é só dar uma lida na mensagem e escolher a opção correta.
Ao término da instalação, o pacote já estará pronto para uso, no meu caso, como estou utilizando o Ubuntu 12.04, basta eu clicar no ícone do Ubuntu e pesquisar pelo gimp.
Desinstalando um pacote:
Para desinstalar um pacote, basta utilizar o comando sudo apt-get remove nome_do_pacote , por exemplo:
sudo apt-get remove gimp
Feito isso é só confirmar a exclusão do pacote apertando a tecla “S” e dando um enter:
Obs: O comando acima não irá excluir os arquivos de configuração, para excluí-los, de o comando sudo apt-get –purge remove nome_do_pacote  .
Pesquisa de pacotes:
Vai ter alguns casos que o nome do pacote será diferente no apt-get , sendo assim, você pode fazer uma pesquisa pelo nome do pacote utilizando o comando sudo apt-cache search nome_do_pacote  no meu caso seria:
sudo apt-cahe search gimp
Veja que o comando retorna o nome de todos os pacotes que contém o nome gimp e ao lado direito, tem uma descrição do que o pacote faz ou o que ele é.
Bom, então é isso, como vocês podem ver não é complicado instalar “programas” no Ubuntu, em breve postarei um tutorial mostrando como utilizar a versão do apt-get com interface gráfica e também farei uma matéria com outros comandos do apt-get.


Fonte: www.mundodoshackers.com.br

Não esqueça de deixar seu comentário!