O que são requisitos funcionais e requisitos não funcionais?

http://informaticode.blogspot.com.br/search/label/artigos

Você já teve alguma dúvida entre o que é requisito funcional e não funcional?
Nesse artigo ensinaremos a diferenciar requisitos funcionais de requisitos não funcionais e mostraremos a importância dos mesmos.


Um software bem feito não é feito de um dia para o outro, existem fases a serem cumpridas. Dentro de uma dessas fases temos o levantamento de requisitos que fazemos por meios de questionários, entrevistas e outros métodos, porém após fazermos o levantamento devemos separar em uma lista (ou tabela) o que é funcional e o que é não funcional, o que para muitos é difícil! Então vamos entender as diferenças ao decorrer deste artigo.

Requisitos funcionais

Os requisitos funcionais podem ser definidos como partes do software como um relatório, um campo de cadastro, um botão especial, etc. Ou seja funcional é aquilo que é de visão do cliente como a estrutura do software e o que é gráfico.
 

Requisitos não funcionais 
Já os requisitos não funcionais são requisitos voltados a parte mais técnica do software como por exemplo a segurança do software, desempenho do software, especificações de software e hardware, etc.


Nesse artigo foi ensinado o mais breve o possível a diferença entre requisitos funcionais e requisitos não funcionais, qualquer dúvida ou opinião deixe nos comentários.