Diferenças entre Algoritmos, Linguagem de Programação e Linguagem de Máquina


O que são Algoritmos?
Algoritmos são sequencias lógicas que tem o objetivo de solucionar algo de forma eficiente.

O que é Linguagem de Máquina?
Linguagem de máquina (ou linguagem binária) é a forma própria de linguagem que a máquina suporta. Ela é formada de “zeros” e “uns”, ou seja é binária. Porém é muito complexa, não facilmente entendida por humanos, então para isso existe a linguagem de programação, que é uma linguagem intermediária.


O que é Linguagem de Programação?
Como a linguagem de máquina era muito complexa para o homem, então criou-se a linguagem de programação. Ela é considera uma linguagem intermediária, pois é de fácil entendimento do homem e consegue conversar com a máquina. Como exemplo temos as linguagens Pascal, C, C++, C#, Java, Python, Lua, Elixir, JavaScript, PHP, TypeScript, Ruby, Swift, entre outras tantas.


Algoritmos no dia a dia
Imagine que no dia a dia exista rotinas, essas rotinas seguem um passo a passo, ou seja, são sequencias, sabendo disso podemos considerá-las como algoritmos.


Imagine que você precise pegar uma bala no bolso. Seu bolso está cheio delas, com três sabores diferentes: coco, banana e canela. Você quer chupar uma bala de canela.

AGORA, Faça um algoritmo disso, supondo que você poderá pegar apenas uma bala por vez.
Agora vamos fazer a mesma coisa, porém com uma receita de café. Supondo que o açúcar e o pó de café podem estar em falta, logo sabemos que novamente iremos usar a estrutura de decisão.
Nos dois exemplos acima foram usados formas geométricas para simbolizar os processos, etapas dos algoritmos. Porém são meramente para exemplificar e não estão seguindo ao pé da letra as regras para criação de fluxogramas, até por que seria muito confuso neste momento estudarmos precocemente fluxogramas. Então não se preocupe ainda com isso.