Instalando Programas .deb Usando o Comando dpkg

Uma das maiores dificuldades de um usuário Linux novato é ter que instalar um programa de extensão .deb. Porém isso pode ser contornado com as centrais de aplicativos que já costumam fazer isso em algumas distros, como por exemplo a Central de Aplicativos do Ubuntu. Mas existem aqueles que preferem o modo de texto do terminal, então Voilà!
É necessário que você tenha um arquivo baixado em sua maquina na pasta Downloads que já costuma ter por padrão no sistema. Provavelmente o arquivo vai ter um nome enorme, renomeie-o para um nome simples que não contenha parênteses ou qualquer simbologia diferente de letras e números, ex:
Nome do arquivo original:
sandboxgamemaker_2.8.2-1~getdeb2~saucy_i386.deb
Nome após renomeado:
 sandbox.deb
Abra o Terminal pressionando "Ctrl+Alt+T", ou o abra pelo menu.
Já com terminal aberto, precisamos de dizer onde vai estar o arquivo que vamos instalar, que no nosso caso está em Downloads, vamos usar o comando cd. Então digite
cd /nomedousuario/home/Downloads Ficará parecido com a imagem abaixo:
 
Depois disso pressione "Enter", se tudo der certo ficará parecido com a imagem seguinte:
Agora digite:
sudo dpkg -i nomedopacote.deb
No meu caso o pacote se chama sandbox.deb, ficou assim:
Agora Pressione mais uma vez "Enter". O seguinte texto vai aparecer:
Esse texto está solicitando a sua senha de usuário, ou seja, digite sua senha e pressione "Enter". Lembrando que quando você estiver digitando a senha ela não vai aparecer, fica como se você não estivesse digitando, mas isso é normal.
Alguns textos aparecerão enquanto a instalação estiver ocorrendo, quando ela for concluída o cursor de texto do terminal voltará ao normal, possibilitando a entrada de texto.
Depois dessas etapas você pode fechar o terminal e abrir o menu para procurar pelo arquivo. No meu caso o programa foi instalado com sucesso:
Agora você já tem o programa instalado em seu computador e poderá usá-lo quando quiser.
O programa que instalei
Caso tenha alguma dúvida basta deixar aqui nos comentários!

Para conhecer melhor o comando dpkg basta abrir o manual dele pelo terminal, digite:
man dpkg

Até a próxima!